quarta-feira, 27 de maio de 2009

Regionalização Geoeconômica

Região Amazônica

Setor Primário
Agricultura: A Região conhecida como fronteira agrícola estimula intensos movimentos migratorios de pequenos agricultores, ratificando assim a proliferação de agricultura de subsistencia, causando radicais danos ao meio ambiente.
Pecuária: A pecuária da Região é classificada cpor muitos autores como extensica especulativa, onde vários agricultores simulam atividades agropecuárias para garantir de maneira "ilegal" a posse da terra. Vale lembrar que entre as Regiões Norte e Nordeste, observamos um rebanho bufalino que de solução acabou virando um problema, porque os rebanhos se tornaram "nativos" com intenso processo de procriar.
Extrativismo: O extrativismo é o carro-chefe da economia amazônica, onde destacamos o extrativismo vegetal (acstanha do Pará, açaí, látex, malva, juta) o extrativismo animal (pesca e caça de animais silvestres) e o extrativismo minerai (Complexo Mineral de Carajás).

Setor Secundário
Observamos um importane porque industrial vinculado à produção de eletroeletronicos, garantido a produção e distrubuição para o Brasile e America Latina.

Setor Terciário
O comercio da Região é restrito e, conseqüentemente, caro, porque a maioria dos artigos de bens de consumo são produzidos nas Regiões Sudeste e Sul.

Região Nordeste

Setor Primário
Agricultura: Modelo do tipo platations com destaque para cana-de-açúcar, cacau, algodão. Fruticultura irrigada na Região do Agreste e agricultura de subsistencia nas regiões do Sertao e Meio Norte.
Pecuária: A pecuária da Região se concentra nas margens do Rio São Francisco, também conhecido como Rio dos Currais.

Setor Secundário
A Região Nordeste é a que mais recebe investimentos não só no estado, quanto na iniciativa privada recebendo investimentos de empresas de médio e grande porte, como a Ford Motors, , Manguari, Jandáia e Vulcabrás.

Setor Terciário
O Nordeste, de acordo com o desenvolvimento do turismo, movimenta bilhões de reais durante o ano inteiro, acelerando radicalmente o comérico e a prestação de serviços.

Região Centro-Sul

Setor Primário

Agricultura
A Região é a mais complexa no que se refere à produtividade agrícola, onde encontramos diferentes modelos como o de subsstencia, o modelo do tipo platations e a moderna agricultura mecanizada, que se estende ao Oeste Paultista, passando pelo Mato Grosso do Sul, chegando até a Região Sul.

Pecuária
A pecuária encontrada na Região Centro-Sul pode ser caracterizada como extensiva (Pantanal,Minas Gerais,Rio de Janeiro e em determinados locais da Região Sul) e intensiva, com altíssima qualidade, na Região Sul.


Setores Secundário e Terciário
Podemos afirmar que a indústria do Centro-Sul é uma referência não só para o Brasil, mas para todo o continento americano, estimulando assim a excelência quantitativa e qualitativa.

http://www.youtube.com/watch?v=U768yQ-CBYc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como encontrar a melhor forma para regionalizar país?

A Regionalização político-administrativa agregados aos estados e importante?